TERAPIAS



FISIOTERAPIA

A fisioterapia é considerada especialmente útil no tratamento de problemas relacionados às funções motoras, tônus ​​muscular, movimentos das mãos, dificuldades de aprendizagem, problemas respiratórios, deformidades ósseas e irregularidades cardiovasculares. O objetivo da fisioterapia é melhorar gradualmente a mobilidade, coordenação e equilíbrio para ajudar os pacientes com síndrome de Rett a obter maior controle sobre o movimento e maior independência.

SAIBA MAIS...



TERAPIA DA FALA

Um dos sintomas mais proeminentes da Síndrome de Rett é a dificuldade de comunicação. A terapia da fala pode ajudá-los a falar e se comunicar com mais eficácia. Os terapeutas podem ajudar a identificar problemas de fala em pacientes e sugerir maneiras de aliviar esses problemas. A terapia da fala é continuada ao longo dos estágios da síndrome de Rett e é adaptada de acordo com as novas necessidades da criança.

SAIBA MAIS...

TERAPIA OCUPACIONAL (T.O.)

A terapia ocupacional pode melhorar o uso intencional das mãos e reduzir os movimentos repetitivos das mãos e dos braços. Para pacientes com Síndrome de Rett, o objetivo da terapia ocupacional é reduzir a carga de seus sintomas debilitantes física e mental, melhorar suas habilidades funcionais nas atividades diárias e aumentar sua independência.


MUSICOTERAPIA


A musicoterapia se refere ao uso da música como uma intervenção clínica para desenvolver, melhorar ou restaurar défices funcionais. A pesquisa mostrou que a música tem um efeito direto sobre as células cerebrais, sincronizando sua atividade e promovendo a neuroplasticidade, que é definida como a capacidade do cérebro de se reorganizar formando novas conexões entre as células nervosas em resposta ao aprendizado ou a estímulos externos.


HIDROTERAPIA

A hidroterapia usa atividades na água como um método de intervenção clínica para melhorar ou restaurar as habilidades funcionais em pacientes com Síndrome de Rett. Essas atividades geralmente são realizadas em piscinas, banheiras, chuveiros ou tanques de imersão de corpo inteiro. Este tipo de terapia visa promover o relaxamento, melhorar a circulação, restaurar a mobilidade, fortalecer os músculos, melhorar a marcha e a coordenação e proporcionar recreação.


HIPOTERAPIA

A hipoterapia se refere ao uso de um cavalo e seus movimentos como uma forma de reabilitação que pode melhorar as habilidades motoras, sensoriais e de comunicação. Os movimentos de um cavalo são variáveis, rítmicos e repetitivos. Enquanto está montado em um cavalo, cada músculo do corpo do cavaleiro deve responder aos movimentos do animal. Isso pode ajudar a melhorar o equilíbrio, a coordenação, a postura, o controle motor fino e a articulação, bem como a consciência, o relaxamento, a socialização e as habilidades cognitivas.




Go to top