TERAPIAS


Não existe cura para a Síndrome de Rett, os tratamentos focam-se no controle dos sintomas e na prevenção de complicações.
Além dos medicamentos para ajudar a controlar sintomas específicos, são utilizadas várias abordagens não medicamentosas no controlo da doença e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Um acompanhamento médico e terapêutico adequado pode aumentar a longevidade da pessoa que vive com Síndrome de Rett.
O tratamento da síndrome de Rett ajuda a aliviar os sintomas, melhorando a comunicação, a interação social, os movimentos e a qualidade de vida de crianças e adultos com a síndrome.
O tratamento deve ser feito sob o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, incluindo neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e nutricionista, e inclui:


TERAPIA OCUPACIONAL (T.O.) / FISIOTERAPIA

Terapia Ocupacional os tratamentos focam-se no controle dos sintomas e na prevenção de complicações.
Além dos medicamentos para ajudar a controlar sintomas específicos, são utilizadas várias abordagens não medicamentosas no controlo da doença e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
A intervenção da terapia ocupacional, junto da pessoa com S. de Rett tem como objetivo minimizar os sintomas físicos, mentais, cognitivos e sensoriais causados pela síndrome, bem como, ajudar a melhorar o uso intencional das mãos e a diminuir as estereotipias manuais e do membro superior.
Desta forma pretende-se melhorar a funcionalidade e facilitar o envolvimento e participação nas diferentes áreas de ocupação (atividades de vida diária, escola e lazer), promovendo a sua autonomia e qualidade de vida.

A fisioterapia atua junto da pessoa com Síndrome de Rett ao nível das funções motoras, tónus muscular, movimentos das mãos, problemas respiratórios, deformidades ósseas e alterações cardiovasculares.
Ajuda a melhorar gradualmente a mobilidade, a coordenação e o equilíbrio com o objetivo de alcançar um maior controlo dos movimentos e independência.

SAIBA MAIS...


TERAPIA DA FALA

Um dos sintomas mais marcantes nesta condição é a dificuldade de comunicação.
O terapeuta da fala pode ajudar a tornar a comunicação mais eficaz, identificar problemas na fala e sugerir formas de minimizar esses problemas.
Muitas vezes é necessário intervir na motricidade orofacial para garantir que o processo de deglutição é realizado de forma eficaz e segura.
A terapia da fala deve ser contínua durante todos os estádios da Síndrome de Rett e é adaptada de acordo com as novas necessidades da criança.
Os sistemas de comunicação podem ser de baixa tecnologia, como por exemplo, tabelas ou cadernos de comunicação, ou de alta tecnologia, quando a utilização destas tabelas é feita através de softwares específicos.
É frequente a utilização do sistema de eyetracking, ou seja, de rastreamento ocular, para permitir o acesso ao computador.

SAIBA MAIS...


MUSICOTERAPIA

A musicoterapia refere-se ao uso da música como uma intervenção clínica para desenvolver ou melhorar déficits funcionais.
A investigação mostra que a música atua diretamente sobre as células cerebrais, sincronizando a sua atividade e promovendo a neuroplasticidade, que é definida como a capacidade do cérebro se reorganizar formando novas conexões entre as células nervosas, como resposta à aprendizagem ou a estímulos externos.


HIDROTERAPIA

A hidroterapia utiliza atividades aquáticas como método de intervenção clínica para melhorar ou promover competências funcionais em pacientes com Síndrome de Rett.
Estas atividades geralmente são realizadas em piscinas, banheiras, chuveiros ou tanques de imersão de corpo inteiro.
Tem como objetivo promover o relaxamento, melhorar a circulação, promover a mobilidade, fortalecimento muscular, melhorar a marcha e a coordenação e proporcionar momentos de recreação..


HIPOTERAPIA

A hipoterapia utiliza o cavalo e os seus movimentos como forma de reabilitação para melhorar competências motoras, sensoriais e de comunicação.
Os movimentos do cavalo são variáveis, rítmicos e repetitivos. A fisionomia do seu dorso facilita um posicionamento correto na posição de sentado, enquanto os seus movimentos provocam respostas musculares em todo o corpo do paciente.
A hipoterapia ajuda a melhorar o equilíbrio, a coordenação, a postura, a articulação, bem como, a consciência, o relaxamento, a socialização e as competências cognitivas.



SNOEZELEN

A Abordagem Snoezelen proporciona conforto, através de estímulos controlados, e oferece uma grande quantidade de sensações ao paciente.
Esta técnica usa efeitos de forma individual ou combinada, cruzando música, sons, luzes, cores, vibrações suaves, texturas e aromaterapia.
O ambiente é seguro, promovendo o autocontrolo, autonomia, exploração e descoberta, trazendo efeitos terapêuticos e pedagógicos consideráveis.
Permite estimular os sentidos primários sem necessidade de recorrer às capacidades intelectuais, privilegiando as sensoriais.

SAIBA MAIS...

"Pessoas que vivem com Síndrome de Rett devem ser regularmente acompanhadas em pediatria até à adolescência e em clínica geral na fase adulta.
Cabe a esses médicos ter uma visão geral do estado de saúde do seu paciente e orientar a família para médicos especialistas em determinadas áreas, através de uma equipa interdisciplinar.
Por isso é tão importante que pediatras e clínicos gerais conheçam a Síndrome de Rett."


Go to top