Serviços

ANPAR - Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, foi constituída em 04 de Fevereiro de 2002, pelos esforços conjuntos dos pais das meninas portuguesas portadoras de Síndroma de Rett.


As pessoas com SR precisam de ajuda.

Saiba mais...

As pessoas com SR precisam de Terapias

Saiba mais...

As pessoas com SR precisam Ajudas técnicas

Saiba mais...

As pessoas com SR precisam Brincar

Saiba mais...

SÍNDROME DE RETT PORTUGAL


O que é

Síndrome de Rett?

 

 

Síndrome de Rett é definido como uma perturbação do neurodesenvolvimento, rara e de base genética. Afeta maioritariamente crianças do sexo feminino, sendo a sua prevalência de 1 em cada 10.000.

SAIBA MAIS...»»

 

     

ANPAR

Quem somos?

 

ANPAR - Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, foi constituída em 04 de Fevereiro de 2002, pelos esforços conjuntos dos pais das meninas portuguesas com Síndrome de Rett.

SAIBA MAIS »»

 

Outubro Rett

Princesas Rett

Mãos Rett


Últimas Notícias

O Dr. En Li, PhD, do hospital geral de Massachusettes e da escola médica de Harvard

tem recentemente levado a cabo um projeto de pesquisa do síndroma de Rett. Como sabemos MECP2 é um gene no cromossoma X. Todas as fêmeas têm dois cromossomas X em todas as células. A fim de que as fêmeas tenham a quantidade apropriada de material genético, um cromossoma X é “desligado” em cada célula através de um processo chamado inativação X.

Sendo assim, as meninas com o síndroma Rett (e os meninos com síndroma de Klinefelter) que têm uma mutação MECP2 identificada, também tem uma cópia saudável do MECP2 em cada célula.

É concebível que as estratégias terapêuticas possam ser elaboradas de modo a “inverter” a cópia saudável do gene MECP2 do cromossoma X inativo. As proteínas do dedo de Zinco (ZFP) são um factor de transcrição capaz de reconhecer um determinado gene, agrupar-se a ele e ligá-lo ou desligá-lo.

A RSRF aproximou Sangamo BioSciences e En Li e propôs que se procedessem às experiências abaixo descritas.

Se usando ZFP para ligar o Mecp2 os sintomas de Rett melhorarem superficialmente deverá ser um facto a ser observado. A perspetiva é certamente emocionante. Para mais informações sobre a pesquisa do Dr. En Li no hospital geral de Massachusettes e a escola médica de Harvard visite por favor o website http://www.hms.harvard.edu/dms/bbs/fac/lien.html

Reativando o gene Mecp2 silencioso do X inativo no rato de laboratório

O síndroma de Rett é causado por mutações do gene Mecp2 do cromossoma-aliado X que codifica as proteínas que ligam especificamente ao methylated DNA. Mecp2 é considerado silenciador da expressão do gene recrutando uma deacetylase histone e um complexo de transcrição repressor. Nas meninas com síndroma de Rett somente uma cópia do gene Mecp2 é mutada, enquanto a outra cópia está silenciada devido à inativação de X em aproximadamente metade das células em tecidos somáticos, incluindo o cérebro. Pensa-se que a falta da proteína Mecp2 em metade dos neurónios no cérebro em desenvolvimento conduz ao síndroma de Rett. O rato de laboratório gerado por meios genéticos aponta para esta opinião. Surgiram perguntas quanto à hipótese de os vários sintomas do síndroma de Rett poderem ser atenuados ou regredidos, se a expressão Mecp2 fosse restaurada no cérebro em desenvolvimento e no que diz respeito à viabilidade de desenvolver estratégias terapêuticas capazes de reactivar a cópia silenciosa de Mecp2 no cérebro. Estas perguntas podem ser respondidas usando o rato cobaia.

Pode-se obter um transgene Mecp2 no cérebro de ratos do knockout Mecp2 através do processo de genética de manipulação ou da terapia genética e questionar acerca da possibilidade da expressão Mecp2 restaurar a função do cérebro. É particularmente importante determinar se a expressão do transgene Mecp2 é capaz de regredir os sintomas neurológicos observados em ratos adultos. Estamos interessados em desenvolver cobaias que apresentam activadores da transcrição e moléculas pequenas que podem activar o Mecp2 silencioso. Estamos no processo de gerar os ratos transgeneticamente nos quais um gene transmissor tal como GFP é introduzido no gene Mecp2. Estabeleceremos então linhas celulares dos ratos transgeneticos fêmeas, em que GFP é silenciado pela inativação de X. Estas linhas celulares serão usadas então para seleccionar proteínas especialmente produzidas pelo dedo do zinco (ZFPs) (a ser desenvolvido e patrocinado por Sangamo Bioscience e Co.) e moléculas pequenas que reactivem o GFP silencioso. O ZFP activo e as moléculas pequenas poderão posteriormente ser testados nos ratos a fim de testar se pode activar o Mecp2- GFP no cérebro e o Mecp2, silencioso aliado, em Mecp2+/- dos ratos fêmeas.

Estes estudos conduzirão a um desenvolvimento dos medicamentos que podem ser usados para tratar o síndroma de Rett.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PAIS E AMIGOS RETT - PORTUGAL

A associação ANPAR - Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, foi constituída em 04 de Fevereiro de 2002, pelos esforços conjuntos dos pais das meninas portuguesas portadoras de Síndroma de Rett.

CENTRO DE COMPETÊNCIAS E REABILITAÇÃO

C.C.R || SERVIÇOS || PROJETOS || TESTEMUNHOS

Como Doar

  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
  •   
Go to top